Controle de Pragas de Grãos

Ações de manejo para redução das perdas por pragas de grãos armazenados com monitoramento, identificação e controle. As pragas de grãos são causadoras de perdas quantitativas e responsáveis pela perda de qualidade dos grãos e de seus subprodutos que refletem na comercialização. O sucesso no controle de pragas passa obrigatoriamente pela adoção de boas práticas na armazenagem e beneficiamento.

1 INSPEÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE INSETOS
A inspeção é realizada a fim de observar detalhes de uma situação de infestação por pragas, procurando não somente evidências, mas buscando um entendimento entre a presença de vestígios e a relação com possíveis locais de abrigo, fragilidades estruturais, fontes alimentares e vias de acesso. A presença viva ou morta da praga é sempre a melhor evidência encontrada no local inspecionado. É preciso tomar cuidado com evidências antigas que podem mascarar a situação presente e interferir diretamente no diagnóstico.

2 EXPURGO
A atividade de expurgo na área agronômica compreende a compartimentação de um determinado produto em uma câmara perfeitamente vedada e a adição de gás tóxico nesta câmara, que permanecerá assim por um período de tempo para o controle das diversas fases de vida de insetos ou ácaros. Pela alta eficiência desta atividade, principalmente em produtos alimentícios armazenados, livrando nossos estoques de comida das pragas, é considerada como uma das formas de minimizar a fome em nosso planeta.
A fome no mundo pode ser diminuída devido à alta eficiência técnica
desta atividade!

3 TRATAMENTO EM ESTEIRA
O tratamento preventivo de grãos com produtos fitossanitários apresenta, como característica fundamental, mantê-los livres do ataque de insetos e ácaros por um longo período de tempo. Recomenda-se seu uso quando os grãos forem ficar depositados por períodos superiores a 30 dias.
Apresenta alta eficiência técnica e um custo adequado. Os tratamentos fitossanitários em grãos armazenados podem mantê-los isentos de infestações por mais de 6 meses.

4 DESINSETIZAÇÃO
É uma atividade curativa que visa a controlar os insetos de grãos existentes no ambiente. Para obtermos eficiência, devem-se respeitar duas condições básicas: Organização e Limpeza.
A desinsetização é realizada com produtos que, muitas vezes, agem de acordo as características biológicas de cada inseto. Há diversas metodologias de aplicação, utilizadas de acordo com o tipo do local e a atividade desenvolvida no local a ser tratado, são elas: pulverização, atomização ou UBV (Ultra Baixo Volume), termonebulização, polvilhamento, dentre outras.

5 PROFILAXIA
Do grego prophýlaxis (cautela), é a aplicação de meios tendentes a evitar as pragas ou a sua propagação.
Trata-se de uma atividade muito semelhante à desinsetização, pois se utiliza das mesmas tecnologias operacionais.
Contudo, diferencia-se pelo tipo de inseticida utilizado, aqui eles têm preferencialmente efeito residual, pois sua aplicação é feita sem a presença de insetos.
É uma atividade tipicamente preventiva.

Entre em contato conosco e solicite a visita de nossos técnicos

Nossa equipe está pronta para atendê-lo