Pois se passaram 30 anos de atividade como empreendimento na área de controle de pragas, quando nós fundadores paramos e olhamos para trás, de forma simplista dizemos que: parece que foi ontem que tudo começou! E é assim mesmo! Quando todo este tempo estivemos executando as atividades que nos são prazerosas ou com que nos identificamos. Pois o tempo passa rápido quando estamos nos divertindo, não é mesmo? (Teoria da relatividade).
Dia 11 de Abril de 1990, foi neste dia que a APAW desinfestações executou a primeira obra de forma comercial, foi um tratamento para o saneamento vegetal de um estacionamento, para desenvolvimento de evento esportivo. Deste dia até hoje foram muitos aprendizados. Eu não poderia nem de forma sintética ousar a quantificar, pois tenho ciência de muitos, mas a grande maioria deste aprendizado, com certeza ficaram na inconsciência e sempre úteis para nosso progresso.
Na dúvida se deveria seguir carreira solo ou arriscar o mercado de empreendimentos, o desafio na iniciativa privada, para aquele jovem, falou mais forte! Somadas as forças dos conceitos acadêmicos e dos primeiros que acreditaram e se comprometeram com a ideia, tomou forma esta pequena empresa, que nos une a várias outras por laços parentais, amistosos, científicos, comerciais e valores, que são a base que sustenta e a força que implementa as ações que operamos até hoje no território do Rio Grande do Sul.
Abraçados nas ideias de saúde ambiental e alimentar, promovemos o progresso social, cultural e ambiental de, e para muitos que por aqui passaram, aos quais muitas vezes recordamos em forma de gratidão pelo que nos ensinaram e principalmente pelo tempo em que sustentaram vivas as ideias de respeito, eficiência e colaboração mútua. O trabalho em equipe em nosso ramo de atividade é uma necessidade bem como a multifuncionalidade e a diversidade de especializações. Juntos chegamos ao trigésimo aniversário, e as palavras que podem serem lembradas são: educação, instrução e treinamento. Pois, elas são a função basilar para o convívio e execução assertiva das atividades em grupo, que, em controle de pragas, são muito complexas.
As estatísticas mostram que, a grande maioria das empresas não sobrevive os primeiros anos de vida, o que é um fato em nosso país, então é justo comemorar esta data muito significativa! E nós, os obreiros, estamos satisfeitos!
Alguns perguntam: Como se faz pra chegar aí? Não é conselho, mas, alguns mercados são mais complicados que outros, trabalhar com agroquímicos no Brasil é bem complicado, então... simplicidade, paciência, objetividade e muita atenção ao detalhe, nos ajudaram a chegar onde estamos!
Pelotas, 11 de abril de 2020.
Engenheiro Agrônomo Alberto Guilherme Waltzer.